Radio Nexus Sports

domingo, 4 de junho de 2017

Fim do cartão SIM tradicional? Parceria entre Intel e Microsoft busca alavancar o uso do 'eSIM'


As duas gigantes da tecnologia estão trabalhando em conjunto para expandir o uso dos novos chips no padrão eSIM. A novidade chega em primeira mão na nova leva de dispositivos com Windows 10 já nos próximos meses.

Vale destacar que o eSIM não funciona como um cartão SIM tradicional. Um dos diferenciais fica por conta da possibilidade de adquirir planos de diferentes operadoras de telefonia sem precisar de um cartão SIM diferenciado.

O cartão também não precisa ser removido para uma eventual alteração nas configurações. No futuro o usuário poderá acessar o site da sua operadora para comprar, por exemplo, um plano de dados móveis, ou apenas Wi-Fi, daí por diante o eSIM será configurado sem qualquer tipo de intervenção do usuário. A ideia é que essa funcionalidade chegue na Windows Store em breve, facilitando ainda mais o processo de compra.

Outra vantagem da nova tecnologia fica por conta do fim da necessidade de um slot específico para acomodar o eSIM, o que na prática se traduz em menos um componente na parte interna dos gadgets. Outro benefício fica por conta do fim da prática de ficar trocando o chip do seu aparelho para acessar a rede de outra operadora móvel.

De olho no futuro

Pronto para o que vem por aí no segmento de telefonia móvel, os 'eSIM' têm aproximadamente 4mm de largura e já estão prontos para o acesso as futuras redes no padrão 5G. Sendo assim, adquirir um gadget que conta com o novo chip é uma garantia extra para estar por dentro das novidades oferecidas pelas operadoras nos próximos anos.

O Surface Pro 2017 faz parte dessa lista de dispositivo com suporte para rede 4G LTE, a nova geração do 2 em 1 pode acessar as redes móveis tanto através de um slot adaptado para cartão nano SIM como por meio do eSIM. Em breve outras fabricantes como a ASUS, HP, Huawei, Lenovo, VAIO e Xiaomi também lançarão PCs com chips eSIM embarcado.

A Qualcomm também já oferece suporte para a novidade, outro nome importante para o futuro da tecnologia. Tudo indica que é só uma questão de tempo até que o novo padrão acabe tomando conta do mercado.

Pelo visto as vantagens são bem positivas frente ao que temos hoje nos cartões SIM. Gostou da novidade? Vai ser uma boa ideia para quem costuma usar mais de um operadora no mesmo aparelho. Por fim, o eSIM acaba "matando" a categoria de dispositivos dual-SIM, porém certamente ainda veremos aparelhos com esse recurso até que o novo padrão se consolide de vez no mercado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger