Desde o mês de setembro os acadêmicos Douglas Felipe Reck, Marcos Henrique da Trindade e Júlio Cesar Cardoso, do primeiro semestre do curso de Engenharia Civil da Faculdade Mater Dei, com a supervisão do professor de Química, Rogério Félix Blanco, vêm desenvolvendo uma ideia inovadora e sustentável, um motor movido a água.
O primeiro protótipo do trabalho foi apresentado na feira de tecnologia de Pato Branco, a Inventum, realizada no início de novembro. O protótipo do motor, ou no caso da célula eletro-química, desenvolvida pelos acadêmicos foi instalada e apresentada em um quadriciclo.
Até o momento a equipe, que tem recebido apoio total da Faculdade Mater Dei no desenvolvimento do trabalho, já consegue fazer o motor funcionar com 50% de água misturado a 50% de gasolina.
O objetivo, segundo o grupo, é evoluir o projeto a ponto de utilizar 100% de água como combustível. "A partir da eletrólise é feita a quebra da água criando os gases hidrogênio e oxigênio que dentro do motor após a explosão voltam a ser água. Com o motor 100% a água é só água que vai sair do escapamento, e o ar que o próprio motor puxa. Somente com água o motor vai render muito mais, porque o hidrogênio gera uma explosão muito mais potente do que a gasolina. Com 350 ml de água dá para fazer 500 quilômetros.", explica Douglas.
O poder do hidrogênio
Os estudantes comentam que a explosão provocada pelo hidrogênio é tão potente que na mesma proporção ela possui capacidade sete vezes mais destrutiva que a bomba de Hiroshima. E é exatamente este o problema, segundo o professor Rogério, para desenvolver imediatamente um motor 100% movido a água. "Até ele chegar a este nível, isso demanda de pesquisa.", pontua. Os estudantes acertaram o funcionamento do protótipo apenas na terceira tentativa.
Douglas comenta que em uma primeira experiência caseira que fez junto ao irmão Diogo, a explosão resultante foi tão alta que o deixou surdo por algumas horas.
Eficiência

em relação aos motores comuns. "Nosso protótipo usa combustível e hidrogênio ao mesmo tempo, na proporção de meio a meio. Do jeito que ele está agora ele já apresenta economia de 50% de combustível, e com isso a poluição diminuiu pela metade, a potência do motor aumentou em 20% de torque e o motor fica mais durável porque o hidrogênio limpa o motor.", ressalta Douglas.
Publicação
Além de ter sido apresentado para os visitantes da Inventum o projeto desenvolvido por Douglas, Marcos e Júlio está inscrito para ser publicado no próximo ano no Congresso Nacional de Química que ocorre em maio de 2014.
Clique aqui e veja o primeiro caso que publicamos sobre um Acreano que usou uma tecnologia similar em uma motocicleta
Matéria: Jornal de Beltrão
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